quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Como utilizar as tecnologias na escola?

Segundo José Manuel Moran, e de pontos de vista metodológicos, o verdadeiro educador nesse caminho educacional tecnológico, precisa aprender a equilibrar processos de organização e provocação na sala de aula. Dentro de um caos de informações ele deve não ser um mero informador, que persiste várias vezes na mesma tecla e sim.. um mediador de tudo. Com coerência ele deve organizar as ideias momentâneas, e não ser mais um professor das tradicionais aulas expositivas em que da ao aluno tudo 'mastigado' facilitando sempre sua compreensão e desejado, e sim ir em busca do díficil do questionamento, até pelo fato de o mundo ser mais movido as perguntas e nunca as respostas prontas. Separamos agora, tópicos para estabelecer o processo de tecnologia educativa:
-> Tecnologia em pesquisas:
A sua matéria prima na aprendizagem, consiste na informação organizada e sobretudo em informações transformadas em conhecimento. O que pode atrair o jovem a pesquisa?
* Palavras chaves realçadas
*Sub- títulos pertinentes ( e não engraçadinhos)
* Listas indexadas
* Uma informação por parágrafo
* Metade do número de palavras
* Estilos de pirâmides pela conclusão
-> Comunicação e publicação na tecnologia educativa:
Os alunos gostam de se comunicar pela internet. Através dos blogs, fotologs, ou videologs, e hoje em dia podem ser utilizados como ferramentas educacionais de interção de educadores de várias escolas.

Um comentário:

  1. uuuuhhhhhhhhh!!!!!!!!!!!!Adorei! educação sem provocação não é educação de qualidade,temos que duvidar dos dogmas impostos pelo "imperialismo"educacional.
    Não achas Camila?E lembre desabotoe seu cérebro tantas vezes quanto sua braguilha bejão loca

    ResponderExcluir